sexta-feira, 17 de agosto de 2012
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Jogos auxiliam o ensino da matemática
Durante muitos anos, a matemática foi considerada um bicho-de-sete-cabeças nas escolas. Para muitos alunos, a disciplina não era apenas difícil, mas também chata. Para contornar a situação, professores começaram a usar a criatividade com o intuito de atrair a atenção dos alunos e conquistar seu gosto pela matéria. Foi o que fez Dionéia Boch de Castilhos, professora do Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela, no Rio Grande do Sul. Ela criou o projeto Jogos Matemáticos onde não apenas propõe desafios aos estudantes como também os incentiva a criar novas brincadeiras para aprender.
Para saber mais, acesse o link do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=735
REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO
Uma Educação para Refletir
Criança sorrindo
Ninguém, seja criança, jovem ou adulto, gosta de agir por agir, fazer por fazer. Para se desejar obter algo, é primeiro necessário saber que esse algo existe e, mais do que isso, é possível tê-lo.
Para se ter qualidade, a educação precisa pautar-se desses conhecimentos até muito lógicos para muito de nós, apesar que na prática as coisas não funcionem como deveriam.
Dar sentido real aos conteúdos é aproximar a teoria da prática, é mostrar para o aluno que ele e tudo o que ele pensa são importantes para a escola e ela vai considerá-lo.
Agindo assim, a educação contribui para que o aluno enxergue o mundo a sua volta com olhos ousados, de quem sabe que, se persistindo no caminho certo, conseguirá vencer quaisquer obstáculos.
Tal como um artista que se utiliza de um pincel para retratar a realidade que seus olhos veem, a educação de qualidade faz com que o aluno identifique e aprecie os mais ínfimos detalhes de um todo.
Uma proposta curricular que apresente isso faz o aluno sentir-se respeitado em seu ponto de vista, faz com que ele sinta-se, verdadeiramente, parte essencial do processo de ensino e aprendizagem, este para o qual nossas atenções voltam-se todos os dias.
Quando a educação tem qualidade, ela dá aos seus alunos um sonho, um objetivo de vida. Aquele que não passa por esta experiência, a qual somente nós que estamos comprometidos com o futuro de nossa nação podemos pensar em meios de ofertar, não sonha, não tem perspectiva de vida.
Todavia, aquele que tem, teve ou terá acesso a uma educação que considera o humano em todas as suas dimensões conseguirá olhar para o futuro e ter esperança nele, pois esperará por aquilo que ele mesmo, com suas próprias mãos, construiu.
Autoria: Erika de Souza Bueno: Coordenadora-Pedagógica do Planeta Educação. Professora e consultora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família. Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br)
Assinar:
Postagens (Atom)